10 tecnologias que podem mudar o seu futuro- Parte 1
top of page
  • Foto do escritorCentésimo

10 tecnologias que podem mudar o seu futuro- Parte 1

Atualizado: 19 de jul. de 2019

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço em nossas vidas, o vício em smartphones já faz parte dos grandes problemas da nossa sociedade; apesar disso, ainda existem pessoas que não se sentem representadas pela tecnologia.


Com o surgimento de novos dispositivos criados a partir da “Internet das Coisas” a tendência, é que no futuro, a tecnologia esteja mais presente na rotina das pessoas, sendo responsável por modificar comportamentos, gostos, meios de transporte, etc.

Em entrevista ao site de tecnologia Tech Insider em 2016, Ian Pearson, um especialista em futuro com um recorde em aprovação em suas previsões, elencou novas tecnologias que podemos esperar até 2050 e como elas mudarão o jeito como a sociedade vive.


Confira abaixo a primeira parte dessas previsões tecnológicas, e descubra os 5 principais prognósticos feitos por Ian Pearson:

1. Drones como método de entrega

Drones como método de entrega
Drones como método de entrega

O maior problema que os drones enfrentam para finalmente começar a fazer entregas é a legislação, que é uma grande barreira à inovação nos métodos de entrega.


O futurista apontou que até 2018 os drones seriam para entregas em hospitais. O que ele não previa era que grandes empresas como Amazon e o Ifood iriam começar a utilizar para fazer entregas rápidas como entregar pizza.

Veja um exemplo desse tipo de entrega que já está começando a ganhar força Ifood testa entrega por Drone

2. Viagens com o Hyperloop serão possíveis

Hyperloop Elon Musk
Hyperloop Elon Musk

O Hyperloop consiste em cápsulas que viajam através de levitação magnética dentro de tubos a vácuo, para atingir altas velocidades.


Segundo afirmava Pearson em cinco ou seis anos poderíamos ver este tipo de sistema funcionando para transportar pessoas entre as cidades.

Essa realidade pode estar mais perto do que imaginamos, já que o Hyperloop One uma alternativa ao transporte tradicional criado por Elon Musk o visionário e fundador da Tesla, já começou a realizar testes com o sistema de transporte ultrarrápido, nos EUA.

Veja mais sobre o Hyperloop na notícia abaixo:

3. O avanço da inteligência Artificial

Conheça o avanço da inteligência Artificial
O avanço da inteligência Artificial em robôs

Já imaginou máquinas ganhando consciência própria? Isso poderá ser uma realidade em 2025.

Segundo Ian, é bastante provável que os computadores ganhem essa característica senão em 2025 ainda mais cedo, em 2020.

Uma amostra desse possível cenário, já ocorre com o Deep Learning, onde computadores são treinados para realizar tarefas como seres humanos, o que inclui reconhecimento de fala, identificação de imagem e previsões. Esse pode ser apenas o início.

4. Naves espaciais para Marte

astronauta_corrida_espacial_para_marte
astronauta_corrida_espacial

O que era apenas uma previsão, já está ganhando forma e pode se tornar realidade nos próximos anos.


Em 2013, mais de 200 mil pessoas no mundo todo se candidataram para participar do projeto chamado Mars One, que pretendia levar astronautas para Marte em 2023, +140 países foram representados nas candidaturas para essa jornada de ida, entre eles o Brasil com 3% dos inscritos.


Apesar da empresa ter declarado falência, o sonho de conhecer o planeta vermelho não acabou, hoje dois grandes nomes da tecnologia já estão realizando testes para fazer esse antigo sonho se tornar realidade.

Jeff Bezos diretor da Amazon com a empresa espacial Blue Origin, e Elon Musk com o foguete Starship, além da empresa Virgin Galactic do milionário britânico Richard Branson que já tem inclusive bilhetes à venda para a primeira expedição ao planeta vermelho.

Nos próximos anos podemos ter grandes novidades com essa tecnologia.


5. Realidade Aumentada


Através da Tecnologia da Realidade Aumentada e da Realidade Virtual, o compartilhamento do aprendizado e do conhecimento fica muito mais simples e rápido. Com esse tipo de tecnologia é possível treinar colaboradores, engajar o consumidor e melhorar a sua experiência de compra.

Ian afirmou:

“Você pode levar os estudantes para um ambiente no passado e mostrá-los o que está acontecendo, como assistir a uma batalha”

O Google já tem um aplicativo chamado “Google’s Expedition” que permite que estudantes visitem locais diferentes, com o uso de realidade virtual.

Fique ligado porque fizemos a segunda parte desse texto e a lista continua aqui!

Fontes:

89 visualizações0 comentário
bottom of page