Quem viveu os anos 90 tinha uma grande expectativa de como seria o ano 2000 (e realidade aumentada ou realidade virtual, só em sonhos). Agora nossas projeções vão um pouco mais para frente, para 2025.
Há poucos dia foi divulgada uma nova edição do Global Industry Vision (GIV), Trata-se de um relatório da Huawei - aquela metida em confusões com o governo de Donald Trump - que aponta o que esperar da tecnologia em 2025.
São 10 as chamadas “megatendências” apontadas, como:
Viver e trabalhar com bots,
Ruas adaptadas,
Criatividade aumentada,
Comunicação sem atritos
Economia simbiótica
Além disso tudo também são citados governança global digital e lançamento rápido do 5G.
Falando em nova #tecnologia móvel que já está em implantação na Coréia do Sul, os novos padrões de #conectividade causará um impacto profundo que causará uma nova fase nos mercados de realidade aumentada e realidade virtual.
Estes assuntos estão contemplados neste mesmo relatório como “Super Visão”. Trata-se da união do 5G com realidade aumentada e realidade virtual. Nas palavras do documento, a união desses fatores permitirá “ver além da distância, da distorção, da superfície e da história”.
Ficou muito abstrato?
Na prática significa que novas perspectivas de pessoas, negócios e cultura devem ser abertas. Imaginar o que pode vir a acontecer rende assunto e talvez nem seja possível ainda apontar o que se concretizará nesses mercados e o que pode ser delírio.
Se ainda é difícil apontar as tendências futuras, podemos já ter uma prévia do que está por vir quando sabemos o que anda fazendo por aí neste setor.
Você tem medo de agulha?
Tem criança na sua família que faz escândalo para fazer um simples exame?
Em Campo Grande (MS), por exemplo, a Unimed teve a ideia de usar óculos de realidade aumentada para diminuir o estresse causado em pessoas que têm pavor de agulhas em coletas de sangue.
Enquanto os profissionais de saúde preparam todo o aparato de seringas, algodões e curativos, a criança pode fazer um passeio de barco ou por um campo sem sair da poltrona da sala de coleta.
A transformação virtuosa do mercado e Consumo
Já em São Paulo a realidade virtual se tornou notícia quando o governador João Dória usou o mesmo equipamento durante o Latam Retail Show. O tema deste ano não poderia ser mais propício: a transformação virtuosa do mercado e consumo.
Quem visitou os estandes da feira, pode perceber que a integração dessa tecnologia tende mesmo a ficar mais integrada nas nossas rotinas. Confira alguns insights abaixo:
O setor de varejo, por exemplo, já está percebendo que aumentarão as demandas por experiência de compras virtuais.
Na saúde, a exemplo de Campo Grande, veremos consultas virtuais com médicos se tornarem algo banal e simulações cirúrgicas não surpreenderão mais como hoje.
E o que dizer do ramo imobiliário? Cada vez mais é comum visitas virtuais a imóveis para que um possível comprador tenha vontade de ir conhecer alguma unidade a ser comercializada.
E a sua empresa, ainda não começou a oferecer experiências virtuais para seus clientes?
Não perca tempo! Fale com a Centésimo. Nossos consultores ouvirão quais são suas necessidades e colocarão sua organização dentro destas megatendências.
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