Conheça a teoria do centésimo macaco ou a teoria da ressonância mórfica
top of page
  • Foto do escritorCentésimo

Conheça a teoria do centésimo macaco ou a teoria da ressonância mórfica

Você já ouviu falar sobre a teoria do centésimo macaco? Sabe quem a criou?

Saiba todas essas informações no texto abaixo e entenda como um comportamento em massa pode mudar a cultura de uma sociedade. O nome da Centésimo Knowledge Tech Company é inspirada nessa teoria.

conheca_a_teoria_do_centésimo_macaco
teoria-centésimo-macaco

A teoria que inspirou o nosso nome foi criada pelo biólogo teórico Rupert Sheldrake, resumidamente ela diz que uma mudança no comportamento de uma espécie irá ocorrer quando um número exato necessário é alcançado.

Quando isso acontecer, o comportamento ou hábitos de toda a espécie será alterado.

A história também é baseada em observações científicas, como a versão escrita por Ken Keyes Jr.

Foi realizado um estudo por cientistas em duas ilhas tropicais no Japão, que tinha o objetivo de analisar a colônia de macacos de mesma espécie, mas sem qualquer contato perceptível entre si.

Depois de várias tentativas e erros, um macaco descobre uma maneira inovadora de quebrar cocos, que lhe permite aproveitar melhor a água e a polpa. Ninguém jamais havia quebrado cocos dessa forma. Por imitação, o procedimento rapidamente se replica entre os seus companheiros e logo uma população de 99 macacos domina o novo jeito de quebrar cocos.


"A ressonância mórfica é um processo básico, difuso e não-intencional que articula coletividades de qualquer tipo."

— Revista Galileu

Quando o centésimo animal da ilha "A" aprende a técnica recém-descoberta, os macacos da ilha "B" começam espontaneamente a quebrar cocos da mesma maneira.

Então a promessa da teoria do centésimo macaco diz que quando um número crítico de pessoas mudar seu comportamento ou atitude, a cultura como um todo mudará. O que não podia ser imaginado, é feito por alguns, depois por muitos, até que um número crítico de pessoas faz a mudança e torna-se o padrão de como nós iremos agir e do que somos como seres humanos.

“A ressonância mórfica tende a reforçar qualquer padrão repetitivo, seja ele bom ou mal”

— Rupert Sheldrake Se você quiser saber mais informações sobre essa teoria acesse o artigo publicado na Revista Galileu no link abaixo:

http://galileu.globo.com/edic/91/conhecimento1.htm

23.663 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page