• Centésimo

Descubra o que são as Smart Cities e como chegaram no Brasil

O assunto Smart City já está se consolidando na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um grande mercado global de soluções tecnológicas, tendo a estimativa de grandes bilhões de dólares até 2020.


No Brasil, já temos um projeto piloto voltado para habitação social e fica localizado em São Gonçalo do Amarante, no distrito de Croatá no Ceará.


Leia o texto abaixo e saiba tudo sobre!

Smart Cities Image

O que é?

O termo é traduzido como Cidades Inteligentes, a Smart City é uma cidade que conecta suas estruturas físicas, tecnológicas, sociais e empresariais. É um conjunto de instrumentos, interconectados e inteligentes da cidade.


Através dos aparelhos e tecnologias, é possível capturar e integrar dados do mundo real, seja por sensores, dispositivos e outros sistemas, com o objetivo de construir a inteligência da cidade. Basicamente é tornar tudo integrado através da tecnologia visando otimizar os recursos, melhorar as condições de operação e melhorar a vida dos cidadãos das cidades. Esse conceito também engloba desenvolver a execução das leis que sejam movidas a dados para torná-las mais eficientes e diminuindo assim, a burocracia.


O conceito de Smart City já se consolidou como um grande assunto na discussão global sobre o desenvolvimento sustentável e movimenta um mercado global de soluções tecnológicas, tendo como estimativa chegar em US$ 408 bilhões até 2020 segundo previsões globais.


Onde iniciou?

O termo surgiu há pelo menos 10 anos, em meados de 2006, quando o mundo percebeu que os recursos estavam praticamente esgotados e as empresas de tecnologia enxergavam um novo mercado: as cidades. A partir de então, começou a ser fomentado debates acadêmicos e de negócios, atraindo a atenção de diversos profissionais.


Quem já está fazendo?

No mundo, temos exemplos como a cidade de Songdo (Coreia do Sul), sendo uma das maiores referências quando falamos de cidades inteligentes.


Outro exemplo é Barcelona na Espanha, que já investe na gestão de resíduos.


Copenhague na Dinamarca também é uma grande referência de cidade inteligente no setor de sustentabilidade. A cidade tem uma grande preocupação com a emissão de poluentes e tem uma grande meta definida: até 2025, Copenhague quer ser a primeira capital do mundo neutra em carbono.


No Brasil, temos um projeto piloto, um exemplo de cidade inteligente que está sendo construída e teve sua primeira etapa completa em 2018.


Em São Gonçalo do Amarante, no distrito de Croatá no Ceará, surgiu a primeira cidade inteligente do mundo voltada para a habitação social.


Projeto do grupo italiano Planet Idea, a cidade está sendo baseada em 4 pilares: Arquitetura, Meio Ambiente, Tecnologia e Inclusão Social.


Aguarde os próximos dias e confira a continuação das tendências!!



Fontes e Referências:


https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/cidades-inteligentes/

https://inbec.com.br/blog/localizada-ceara-smart-city-laguna-primeira-cidade-inteligente-social-mundo

https://computerworld.com.br/2019/02/21/especial-iot-28-empresas-com-importantes-avancos-em-internet-das-coisas/

27 visualizações
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Copyright © 2019 
Centésimo The Knowledge Tech Company.

Todos os direitos reservados

Receba nossas newsletters

Av. Senador Casemiro da Rocha, 609 cj 127

Mirandópolis - São Paulo - SP

CEP.    04047-001

Tel. 11 5041-1245