Realidade virtual: muito além dos óculos 3D
top of page
  • Foto do escritorCentésimo

Realidade virtual: muito além dos óculos 3D

A época de apenas colocar o óculos de realidade virtual e se encantar deu lugar à necessidade da tecnologia mostrar a que veio.

Realidade virtual: muito além dos óculos 3D
Realidade Virtual além dos óculos 3D

A realidade virtual (VR, na sigla em inglês) foi a grande estrela da 20° Edição do FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica que se encerrou nesta semana na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).


Ao perceber a importância que o evento adquiriu com o tempo e notar que a realidade virtual foi o grande chamariz, faz lembrar a velha e boa frase típica dos que estão no mercado há tanto tempo quando a Centésimo começou a atuar com essas tecnologias:

“Quando eu cheguei tudo era mato!”

Por um bom tempo se vendeu a realidade virtual como algo para nerd ou para ser atração em eventos. Era uma fila para ter a experiência e o preço de óculos de realidade virtual era algo proibitivo.

Hoje passou aquela fase de encantamento para fazer você usar um óculos 3D e se sentir como se estivesse em uma montanha russa ou saltando de um avião mesmo estando no sofá da sua casa.

Fazer essas experiências sem um propósito passou a ser algo sem sentido. As situações recém citadas do avião e da montanha russa, por exemplo, passaram a ser ótimas alternativas para quem tem medo de altura ou quer uma prévia de uma experiência de esportes radicais.

Por outro lado, às vezes temos um “espírito de Matilde” ao pensarmos na frase:

"Eu queria ser uma mosquinha para estar lá e saber o que aconteceu!"

Tem desenvolvedor de jogo de realidade virtual que percebeu isso e desenvolveu a ideia.

Tanto que no próprio FILE havia um espaço em que com VR era possível se sentir um animal nativo da Reserva Tumucumaque na Amazônia tal como os atores de O Rei Leão fizeram nas gravações da Disney.

Veja abaixo

Você se sentia parte daquele ecossistema e poderia circular pela mata nativa (ou o que restou dela) como se fosse a mosquinha em questão e, quem sabe, ter a vida observada e virar tema de um Globo Repórter!

Afinal, nunca se precisou tanto falar sobre Amazônia que nem nos dias de hoje. Você percebeu o quanto o uso de VR torna o assunto mais fluído, interessante, menos panfletário e bem natural?

Agora fica o questionamento: já pensou em usar realidade virtual na sua empresa? Para treinamento vale ouro!

Não é algo caro de ser investido, tem baixa complexidade de implantação, gera maior engajamento entre seus colaboradores e os resultados do caixa sentem essa cadeia toda. Um estudo da IHS Markit aponta que realidade virtual deve movimentar cerca de US$100 bilhões em 2020.

Vai ficar de fora dessa? Aqui no Brasil já tem organizações antenadas com a tendência e se movimentam para se inserirem na onda.

Semana passada saiu no Jornal da Record mostrando que o setor de Recursos Humanos de uma empresa resolveu colocar os candidatos a vagas emprego dentro de um jogo eletrônico de realidade virtual para contratar funcionários. Não se surpreenda se isso virar corriqueiro.

Ainda como exemplo, está acontecendo em Orlando, nos Estados Unidos, a LAF & LAF Masters (Latin America Forum) que é um evento médico de treinamento cirúrgico que engloba as especialidades de cirurgia bariátrica, ginecológica, cardiovascular, toráxica e colorretal.

Cansou só de ler a definição do evento? Imagina os médicos do mundo inteiro que estão lá e que precisam assimilar uma penca de informações do que está acontecendo em todas essas áreas e aplicar em suas rotinas!

Palestras e painéis com especialistas são os meios mais comuns e considerados mais sérios nesse tipo de encontro. Mas seriam os melhores meios? Até os organizadores do evento perceberem que não!

Tanto que para educação médica a Johnson & Johnson está investindo pesado em realidade virtual para realizar atualizações práticas, discussões teóricas e treinamento em cirurgias ortopédicas, diminuindo assim o risco do temido erro médico.

Na Centésimo temos em nosso portfólio tanto experiências em imersão em ambientes virtuais, treinamento em empresas e recursos úteis em áreas médicas.

Se você quer conversar a respeito do quanto a realidade virtual pode ajudar na sua empresa, agende a sua call com um dos nossos especialistas e seja um dos próximos cases de sucesso a serem compartilhados!


166 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page